quinta-feira, 19 de abril de 2007

Especial: Minha história com Traveling Wilburys e Tom Petty






Provavelmente a história foi assim: 1988, começa o burburinho em torno da formação de uma mega banda composta por Bob Dylan e George Harrison. Meses depois, a Veja revela a história. A banda era composta por Dylan, Jeff Lynne (ex-Love e ex-Elo), Tom Petty, Harrison e Roy Orbison (retirado de um ostracismo de 15 anos, causado por tragédias pessoais).
Por problemas contratuais com suas respectivas gravadoras, o quinteto não podia assinar o disco com seus verdadeiros nomes e eles tornavam-se, momentaneamente os irmãos Lucky (Dylan), Otis (Lynne), Nelson (Harrison) e Lefty Wilbury (Orbison), acrescidos do primo mais novo, Charlie T. Jnr (Petty).


Logo depois, o Fantástico exibiu o clipe de “Handle With Care” e contou a história triste de Roy Orbison (ele receberá um capítulo à parte neste blog), que após gravar com os Wilburys, retomou a carreira e faleceu justamente no dia que seu maior sucesso após “Pretty Woman”, “You´ve Got it”, era lançado.


“Uau!”, pensei, “eu tenho que ter esse disco”. Lembro até hoje dos meus parcos pelos de garoto de 15 anos, arrepiados com a matéria do Fantástico. Não demorou muito, juntei uns caraminguás, provavelmente catando garrafas e jornais na escadaria do Ouro Verde, com a ajuda de mamãe, claro, comprei o disco The Traveling Wilburys.

E que disco! E a razão de seu sucesso é que o supergrupo não criou super expectativas, já que manteve tudo no maior sigilo possível e não excursionou. Pela primeira vez um disco meu emocionava meu pai. “Rattled”, cantada por Lynne, tinha uma batida country acelerada, que lembrava baião com rastapé e mexia com ele, que pediu para que eu gravasse a música numa fita. Orbison emocionava com “Not Alone Anymore”, Dylan, com “Congratulations” e Harrison, com “Heading For The Light”.

Como na música, uma coisa leva a outra e comecei a pensar: e esse Tom Petty, hein??? Logo depois, em 1989 mesmo, ele lançava seu primeiro álbum solo, o Full Moon Fever, que “só” tinha “Free Fallin”, “It Won´t Back Down”, com direito a Harrison tocando violão (o clipe mostra Ringo Starr na bateria, mas quem toca mesmo é Phil Jones), “A Face in The Crowd”, e uma cover sensacional de “Feel a Whole Lot Better”, que me levou aos Byrds (que terão inúmeros capítulos a parte neste blog).


Com a popularidade dos Wilburys, que não podiam excursionar, Petty tornou-se um artista conhecido mundialmente, o que não havia conseguido plenamente com seus álbuns com o Heartbreakers até então. Aliás, não foi só Petty e Orbison que aproveitaram a onda Wilburys. Harrison, não antecipação causada pelo burburinho, lançou o lindo Cloud Nine (1987) e Mr. Dylan, Oh Mercy (1989).


Minha busca por Petty continuou. Lembro que uma tarde fui com o Mauro na casa de um colega de escola dele, que morava numa cobertura na Vila Rica (era a primeira vez que entrava numa cobertura e a primeira vez que entrava num prédio na Vila Rica, microbairro de Santos por onde só passava a caminho da escola). O cara vivia viajando para os States e adorava Petty. A cada ano, trazia as novidades, até o chato Southern Accents (1985), produzido pelo chapa Dave Stewart.


De qualquer forma, não foi lá que conheci o singelo Long After Dark (1982), que tem o clássico “You Got Lucky”, de sonoridade new wave, e afetado, claro, pelo som americano dos anos 80, cujo clipe eu conheci em um especial do Petty exibido pela Manchete. Dez anos depois, em outubro de 1992, o disco estava na minha coleção.

O álbum tem também as ótimas “Deliver Me”, “We Stand a Chance” e “The Same Old You”, com a melhor formação da banda: o parceiro Mike Campbell, na guitarra solo, o brilhante Benmont Tench (teclados), Stan Lynch (bateria) e o chapadão Howie Epstein (baixo, morto em 2003).

Dois meses depois comprei, ainda em vinil, Into The Great Wide Open (1991), o retorno de Petty com a formação clássica dos Heartbreakers, com participações do produtor e parceiro Jeff Lynne em várias faixas e de Roger McGuinn (Byrds), no coro de “All The Wrong Reasons”.

Esse disco foi o meu presente de Natal de 1992. Uma viagem por sonoridades americanas, o disco já começa por sua bela capa: um detalhe do quadro “Landscape”, de Jan Matulka, de 1926, quase naiff, na contracapa, uma bela tapeçaria, meio indígena, emoldura a foto da banda.

O álbum é perfeito. Tem o hit “Learning to Fly”, a belíssima “The Dark Of The Sun”, um álbum extremamente estradeiro, como sempre acaba sendo com Petty, com suas histórias belíssimas, como a do porteiro de boate, Eddie, que queria ser star, e vai para Hollywood tentar a sorte assim que termina o colegial, na faixa-título.


Petty ainda gravou discos belíssimos, como o solo Wildflowers (1994), mas minha busca por seu trabalho concentrou-se mais no som dele nos 80 e começo dos 90. Em 1998, em Praga, achei numa liquidação Damn The Torpedoes (1979), que abre com o tríptico clássico “Refugee”, “Here Comes My Girl” e “Even The Losers”, todas velhas conhecidas do especial da Manchete anos antes. O disco, produzido por Petty e Jimmy Iovine e o engenheiro de som Shelly Yakus, que depois trabalharam com o U2, tem uma sonoridade bem 80´s, apesar de as raízes do cantor/compositor/guitarrista estarem todas lá. Pois é, mais uma vez, uma coisa leva a outra.

P.S.: Tenho também do Petty o álbum Let Me Up, I´ve Had Enough (1987), que tem “Jammin´Me”, parceria com Dylan, mas não gosto do disco.

Other Stuff: Wilburys, Long After e Into The Great, vinis nacionais originais em edição completa, com encartes. Full Moon, edição nacional original em CD, com encarte completo, com letras e fotos. O Damn tem edição alemã, com encarte mostrando todo o catálogo de Petty até 1993.

Cotações:
Traveling Wilburys, The Traveling Wilburys (1989) - *****
Tom Petty, Full Moon Fever (1989) - *****
Tom Petty and The Heartbreakers, Damn The Torpedoes (1979) - ****1/2
Tom Petty and The Heartbreakers, Long After Dark (1982) - ***1/2
Tom Petty and The Heartbreakers, Into The Great Wide Open (1991) - ****

5 comentários:

Unknown disse...

P.Q.P! Aí pegou pesado!
Se bem me lembro, foi em 88 e na Mesbla que vc comprou o Traveling Wilburys, e logo na sequencia comprei uma fita VAT e gravei esse classico. Na ocasião a gente ia bastante lá, na Opus, Hamsterdan e tinhamos descoberto a "Meca" do som santista, a Teia de Aranha. O disco dos Wilburys realmente abriu meu (nosso) conhecimento ao som dos Estêites literalmente. A gente vinha daquela coisa de Beatles, U2, Echo, Stones, enfim aquela coisa bem Européia, e eu ainda com aquela bagagem metaleira. Desse disco em diante, pirei no Dylan e comecei a correr atráz de toda tralha que pudesse adquirir do cara. Além do que vc comentou, não faltou nada. Apenas citaria a belissima "End of the line". Analizando agora, acho Oh Mercy meia boca, e tb acho que Mr.Dylan melhorou mesmo do Time out of mind pra cá (alem dos 60 e 70, of course). Gosto muito do Cloud9 (bem melhor do que o póstumo Brainwashed)e adoro o Full Moon Fever.
Tom Petty, é um show a parte. Ele veio como quem não queria nada no fim dos 70, naquela leva de Elvis Costelo, Randy Newman, Warren Zevon (que vc precisa conhecer!), Pretenders, mas com a bagagem dilanesca na mochila e emplacou. Down the torpedos é um classico injustiçado! Hard Promises é outro que vc precisa ter, alias, vou gravar pra vc, resolvido. Full Moon Fever,é discoteca básica - lindo do começo ao fim - Running down on a dream é FODA! Realmente, a gente gravou do Alexandre Raulzito, bem lembrado. Into the Great & Wildflowers me recuso a comentar pq são 10 e fim de papo (Full moon é 11). Echo já não é tão bom. Cara, esse jornal está com um nivel extraordinário, e como a gente cresceu junto, me traz excelentes recuerdos e nem preciso citar que consta no meus favoritos, e sempre acesso pra ver o que a galera está comentando. A gente se vê em breve, já que depois de longa data, percebemos que com 1.5/hora, tomamos uma gelada! e botamos os papos(sempre atuais) em dia. Foda é a grana! Meu, foi malz me alongar, mas com um tópico desses foi preciso, sem menosprezar os demais.

MO disse...

Hehehe... Sabia que esse ía mexer contigo. Pois é, cara, olhando o Damn The Torpedoes, que é um clássico sim, e lendo umas informações sobre o Petty no allmusic para não cometer nenhum deslize no texto, eu vi que não ter o Hard Promises é uma cagada master. O presente é muito bem vindo. Como digo no texto, em música, uma coisa leva a outra, sempre. E sua observação sobre nossa formação européia e que Wilburys e Petty foram nossa escola americana foi perfeita. E o Wallflowers receberá uma resenha à parte assim que eu tiver o bichinho, pois tenho ele num cassete, que deve estar até gasto.

Silvio Campos disse...

Pô, tá difícil. Mauro, Mo e Silvio. Os "3 Alter-Patetas" dessa rocakalhada santista.
Bem, o terceiro já é avô. ahahah!!
Mas lembro como se fosse hoje quando encontrei em 1979, na Praça Barão do Rio Branco-SV, na prateleria de uma loja à falência, o disco Damn The Torpedoes do Petty misturado àquelas nojentices de coletâneas, novelas esquecidas, e outros "porta-fungos".
Meu coração ficou embaixo da língua (e eu nem sonhava em botar minha coleção de discos a serviço da comunidade santista. Maldita hora, ou Damn the disks!!! ahahah).
Grande compositor, voz única, uma Ricken de 12 cordas... Que pau!!
Pela Teia passou e continua passando muitas coisas dele(s) e todas excelentes. Dos Wilburys falamos depois...

MO disse...

Grazzi mille, Silvio. A Rick dele de 12 é linda.

Anônimo disse...

Wanna Get HIGH? Running out of Supply? Then Check Out My Shit!
>>>>> http://bestlegalhighsdrugs.info <<<<
If you have questions, you can email my boy at online.mentor [at] gmail.com


[size=1] IGNORE THIS----------------------------
legal status of tobacco in canada Consequences Of Shrooms [url=http://bestlegalhighsdrugs.info] legal herbs [/url] sallvia fivinorum ecstassy pillls [url=http://buybudshoplegalherbs.info] buy legal herbs[/url] bifo alvarous ecstash oills [url=HTTP://BUYINGMARIJUANASALE.INFO] Marijuana Sale [/url] manita musvaria amanita muscaria experience [url=HTTP://BUYLEGALBUDSCOMREVIEWS.INFO] buy legal bud [/url] salvka divinormu is salvia a legal drug [url=HTTP://CANNABISHIGH-PILLSHIGH.INFO] Marijuana Effects[/url] hashish picture sallvia dkvinorum [url=HTTP://HOWTOBUYWEED-BUYINGWEED.INFO] how to buy marijuana online[/url] buf algarius how to take care of salvia plants [url=http://legalbud.drugreviews.info] legalbuds [/url]

saliva test kits savlia diviinorum [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weeds [/url] ecatasy iplls durham tech [url=http://buysalvia.lamodalatina.com] buy salvia extract[/url] amahita muscaeia nucl instr meth

Lsd Ecstasy cstasy pilks [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weed [/url] salviia divionrum Wholesale Legal Bud [url=http://buysalviacheap.com] purchase salvia divinorum[/url] heroin drug test ecsttasy pilsl
[url=http://guaranteedheightincrease.info/]height enhancement[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/
height improvement - http://guaranteedheightincrease.info
[url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis enlargement[/url] - http://provenpenisenlargement.info/
proven penis growth - http://provenpenisenlargement.info/
[url=http://provenskincareadvice.info/]skin care techniques[/url] - http://provenskincareadvice.info/
skin care advice - http://provenskincareadvice.info/
[url=http://getrichgambling.info/]get rich gambling[/url] - http://getrichgambling.info/
get riches gambling - http://getrichgambling.info/
[url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreaks[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
herpes outbreaks - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
[url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]stop premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
stop premature ejaculation - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
[url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]used mobile phones on sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
used mobile cellphones on sale - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
[url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] internationaloddities[/url]
international oddities
[url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]dro buds reviews [/url]
buy dro bud
[url=http://bestacnetreatmentreviews.info] acne treatment review[/url] http://bestacnetreatmentreviews.info
acne treatment reviews http://bestacnetreatmentreviews.info
[url=HTTP://LEARN-HYPNOSIS-ONLINE.INFO]learn hypnotism online[/url]
learn hypnotism online